Outras formas de Coaching Executivo
Coaching Pontual
Aborda questões pontuais ou momentos críticos e decisivos do coachee. Quanto mais alto o cargo do executivo, mais “solitário” ele se torna, pois existem menos pessoas com quem ele pode “trocar idéias” abertamente. O relacionamento confidencial com um coach lhe dá a oportunidade de examinar e discutir situações que não seriam possíveis discutir com pessoas da empresa. O formato é flexível, de encontros esporádicos, de acordo com a necessidade do cliente.
Coaching de Equipe/Grupo
É semelhante ao coaching executivo individual, porém, tem o objetivo de desenvolver competências na equipe. A partir de um levantamento realizado com seus elementos e alinhamento com o líder, escolhe-se uma a duas competências mais necessárias para o alcance das metas da equipe. Em seguida, trabalha-se nela periodicamente, com forte parceria e comprometimento através de planos de ações.
Coaching Ativo
Ocorre quando o cliente tem demandas em seus relacionamentos profissionais e julga que é importante o coach observá-lo em ação, no seu dia-a-dia, em reuniões de trabalho, liderando a equipe ou em outras circunstâncias que envolve terceiros. O objetivo é que este profissional apenas observe e anote possibilidades de melhoria da atuação do cliente e, em outro momento, apropriado e a sós, dê o feedback do que observou, e os dois formulem ações para a melhoria da performance do coachee. Pode-se pensar que a situação seja constrangedora, mas este trabalho só ocorre quando a confiança entre o cliente e o coach já está estabelecida. Além disto, ao perceber os inúmeros benefícios da presença deste profissional qualificado e isento, no sentido de aumentar a sua eficiência, as resistências ou possíveis incômodos do cliente são minimizados. O coaching ativo pode ser altamente esclarecedor e eficaz e pode ser realizado para outros profissionais, além do líder, desde que estejam em ação.
Coaching de Mediação
É semelhante ao coaching ativo, pois também ocorre em uma reunião de trabalho do cliente com um ou mais indivíduos, na presença do coach. Porém, este profissional também atua, quando necessário, como facilitador da comunicação entre as partes, favorecendo melhores acordos e minimizando distorções e perda de foco dos objetivos pretendidos. Em reuniões onde se supõe que possa haver conflitos ou onde estes já existem, esta mediação pode ser altamente eficaz.