Workshop: Competência emocional para um time eficaz
- Team building
- Foco em resultados sustentáveis
- Protagonismo no comportamento profissional e nas relações no trabalho
- Conhecer os modelos de relacionamento em decadência (vítima, salvador e vilão) e em ascensão (protagonista); a importância do protagonismo e sua influência no atual contexto dos negócios
- Refletir sobre a mudança individual e como é possível, do ponto de vista neurológico, romper vícios e padrões de emoções e comportamento inúteis ou prejudiciais
- Aumentar a integração da equipe
- Noções de inteligência emocional, consigo e com o outro
- Ampliar, nos participantes, a consciência da importância de se responsabilizar pela própria comunicação, para a maior fluidez e eficácia no trabalho
- Aumentar a autoconsciência de onde cada pessoa está, em relação à própria competência emocional e comunicação e o que precisa aperfeiçoar
- Oferecer ferramentas para melhorar a capacidade da comunicação assertiva na relação com o outro
- Prevenir e gerenciar conflitos
- Proporcionar ferramentas para que os participantes se relacionem com consciência e eficácia
- Modelos dos relacionamentos atuais;
- Mapas mentais - Dinâmicas das dificuldades interpessoais;
- Ação reativa ou criativa?
- Responsabilidade pelas escolhas;
- Teoria cognitivo/emocional do comportamento;
- Caminhos neurais das emoções;
- Noções de competência emocional;
- Sob Stress no relacionamento, aceitar, revoltar-se ou conformar-se?
- Perfil necessário ao indivíduo para o trabalho em equipe;
- Princípios para a comunicação eficaz;
- Como escutar - escuta ativa;
- Como expressar a mensagem - Comunicação assertiva;
- Julgamentos/interpretações/inferências... Armadilha do certo e errado;
- Como criticar e como escutar a crítica;
- Forma da fala - qualifica ou desqualifica;
- Clarificando informações recebidas;
- Questão da confiança na comunicação;
- Coerência entre discurso e prática;
- Verbal e não verbal - mensagem dupla ou única;
- Comprometimento com a comunicação - fazendo bons acordos.
- Níveis de trabalho: tarefa, emoção, relação;
- Metacomunicação;
- Comunicação por e-mail.
- Modelo de gerenciamento de conflito;
- Círculo vicioso ou virtuoso?
- Dissolvendo barreiras para melhores resultados.